28 de outubro de 2009

Envelhecer

- Amélie... Como é envelhecer??? Comecei a imaginar como vou ficar daqui a uns anos...

_ Flor, vai ser ao mesmo tempo tudo igual e tudo diferente.

- Adoro quando você me explica as coisas sem me explicar nada...

_Bem simples: você vai ser a mesma essência, mas sua cabeça vai ter o acúmulo da experiência de mais alguns anos que agora. Sua alma vai ter a mesma disposição, a mesma vontade de viver... Mas seu corpo não vai mais acompanhar o ritmo do seu espírito, mais cedo ou mais tarde.

E isso pode doer um pouco... Mas um espírito jovem é o que vai manter a vontade de levantar pra ver o sol todos os dias, mesmo que você nem precise mais levantar tão cedo como agora.
Todos os seres humanos vão ser iguais, terão os mesmo sonhos, as mesmas buscas. O mundo ainda vai continuar evoluindo. Novas invenções. Novos passeios pelo espaço. Mas seremos todos diferentes do que somos agora. Nossos bisnetos vão nos achar tão antiquados quanto achamos retrógada a década de 40. Algumas coisas vão voltar, algumas vão ser novidade, algumas vão embora para nunca mais. Algumas vão virar piada mesmo.

Enfim, minha flor. Tudo igual e tudo diferente.

Só tem um problema sério em envelhecer. Chegar lá sem ainda ter visto a vida.

Então pare de pensar como vai ser amanhã, e comece a fazer coisas hoje para ter do que lembrar mais tarde.
Porque quando todos os seus músculos, ossos, olhos e articulações falharem, são as suas recordações de agora que vão fazer suas tardes valerem a pena.


Parce que la vie nous prenons le cas que nous avons à raconter.

Nenhum comentário: