30 de maio de 2011

O menino e o violoncelo

Garoava fininho mas ele realmente não parecia se importar. Na verdade, tenho para mim que ele nem se apercebia. Todo mundo começou a sair meio apressado à medida que os pingos ficavam mais intensos, até que na praça só ficaram o menino e o seu violoncelo. Eu estava do outro lado da rua, meio protegida pelo abrigo da parada de ônibus, e fiquei olhando curiosa. Nunca tinha visto um violoncelo tão de perto, muito menos no meio de uma praça no centro de Recife, às três da tarde e em plena chuva.
Ele sacudia cada uma das cordas com o arco com exacerbada precisão, como se o mundo fosse acabar se ele perdesse o compasso. E assim ele crescia sobre o instrumento, como criador e criatura, um exímio dominador do espaço e tempo.
Eu sempre tive um tanto de inveja dos músicos, pois eles me pareciam estar sempre em conexão direta com algum mistério indizível que desconheço acerca da vida, apesar da ciência de sua existência. Eu, no máximo, coloco algumas palavras dentro de conexões métricas e combino algumas rimas nada raras. Estou bem longe da magia dos reais artistas.
E sobretudo hoje essa conexão me pareceu real, palpável. Quatro cordas mágicas, entoando melodias tristes próprias de um violoncelo (porque o violoncelo já é por pré-definição um contador de histórias tristes). Com sua ligação direta aochão, é como se houvesse uma ligação direta entre o mundo das fantasias sofistas com nossa dolorosa caminhada terrestre.
A necessidade de que o músico o coloque entre as pernas o envolva, o abraçe, para que possa executar as notas para mim comprova a conexão evidente entre homem e magia. O braço levemente repousado no ombro do músico, como a buscar consolo, como a buscar inspiração.
Talvez isso seja mais uma das minhas utopias. Mas gosto de acreditar no que não posso ver, fazer o quê?

"Dó com baixo em dó
Sol com baixo em si
Lá com baixo em lá
Lá com baixo em sol
Fá com baixo em fá
Fá com baixo em fá sustenido
Sol com baixo em sol
Sol com lá bemol
Dó maior com dó
Sol maior com si
Lá menor com lá
Lá menor com sol
Fá com baixo em fá
Fá com baixo em fá sustenido
Sol com baixo em sol
Sol com lá bemol"

Nenhum comentário: