13 de agosto de 2011

Nota

A gente aprende a viver todo dia. Ninguém nasce sabendo aonde ir, o que fazer, como ser feliz. É um processo empírico mesmo, em que de nada adianta copiar e colar do trabalho do colega ao lado. A vida é de cada um, e ninguém vai viver por você, fazer as escolhas certas por você, ser feliz ou triste por você.
Então tem que arriscar. Sem medo. Ou com medo mas com coragem. Se não a vida permanece como está, estagnada. A gente acaba se perdendo, na pressa, nos sentimentos, nas dores, na agonia de uma vida sem freios, só com trabalhos, pressões, paixões. Esquecemos da calma, da solicitude dos dias bem vividos, saboreados, sem análises, sem prejulgamentos, preconceitos, pré-nada. Deixamos de nos render a vicissitude  das estações. Paramos, estagnamos, morremos de congelamento emocional. Patognomônico de quem anda se perguntando como a vida poderia ficar ainda pior.
Perde-se a disposição de reagir.
Caiu? Levanta. Doeu? Cresça com isso. Fique mais forte. Você aprende a suportar mais, a se assumir mais, a ser mais você pura e simplesmente, na definição e forma de aparição mais clara possível. Ficaram marcas? Use-as como guia para os caminhos futuros. Só não pare, nunca pare. Não se deixe abater. Quem destrói você é você mesmo. Ninguém tem esse poder sobre você. No máximo, tem o poder que você coloca em suas mãos.


A única coisa tão inevitavel quanto a morte é a vida.
Charles Chaplin

Quando aprendemos o quanto temos valor perante a vida é que paramos de nos maltratar com pensamentos vãos e colocamos em prática a dádiva de nos entregar ao mundo, de completar o ciclo, de devolver em dádivas as dádivas que recebemos. Aprendemos a dar o nosso melhor para nós mesmos, para os outros e para a vida. "Gentileza gera gentileza." A gente percebe que não existem erros imperdoáveis, nem situações e pessoas insuportáveis. Apenas cada um, a sua forma, segue seu compasso. As vezes os ritmos andam desencontrados, a música destoa. Ninguém merece a culpa por ser diferente. Apenas é preciso grandeza pra seguir em frente, sem mágoas por não ter sido, não ter feito, não ter entendido ou se feito entender. A vida se encarrega de ajeitar as coisas.
Minha vida mudou quando consegui voltar a enxergar a beleza dos dias, dos pequenos prazeres da vida. Quando eu descobri que as coisas realmente mais importantes vinham de dentro pra fora, e não o contrário. Foi quando soltar o cabelo ao sabor do vento voltou a ser o pequeno prazer de cada dia. Quando fazer o caminho mais comprido era necessário e opcional para cruzar com as borboletas.
Foi quando voltei a ser menina, quando re-encontrei os grandes prazeres das pequenas coisas, que meus grandes problemas se tornaram menores e manipuláveis.
Hoje sei que única certeza imutável e indestrutível da vida está na quantidade de lágrimas que me fizeram crescer e de sorrisos que eu dei de graça, apenas pelo prazer indizível de estar viva.

* Em homenagem a minha amiga Jana Sandes, por ter me ajudado a reencontrar o lado doce da vida. Como eu falei antes, mesmo sem saber, você mudou muita coisa em mim. Obrigada não paga!!!!

Nenhum comentário: