8 de março de 2012

Mestre

Acabando ciclos. Eh disso que fazemos a vida. O tempo passou, passou rapido, ate demais. Amanha, senhores, eu nao vou estar defendendo minha dissertacao, apenas. Vou estar defendendo meu sonho. Apos amanha, pela primeira vez em pelo menos vinte anos, eu nao serei mais oficialmente uma estudante. Oficialmente. Porque ninguem pode tirar isso de mim. Cito mais uma vez a epigrafe que escolhi para apresentar neste trabalho, porque representa exatamente meu sentimento:


Enquanto preparavam a cicuta, aprendia Sócrates uma canção na flauta. “Para que te servirás? lhe perguntaram.” “Para sabê-la antes de morrer.” Ouso recordar esta resposta que os manuais banalizaram, pois que ela me parece a única justificação séria da vontade de conhecer, que se dá até mesmo às portas da morte ou em outro momento qualquer.
Emil Cioran
Cresci. Definitivamente, mudei. Nao fiquei estacionada, estacionaria. Meu mundo mudou, as prioridades, as pessoas. Parte de mim lembra da pequena crianca que comecou essa jornada. Parte de mim lembra do desespero por cada resultado insatisfatorio (como tive que aprender a conviver com eles, depois...). Os finais de semana entregues a artigos, trabalhos, revisoes, experimentos. A vida que escolhi e que amo. A vida que divido com outros tantos colegas que passam pelas mesmas alegrias, mesmas privacoes. 
Amanha vou estar levando no coracao a saudade da minha casa nos ultimos 2 anos. O LaViTE, o lugar onde descobri o mundo virologico... Fiz amizades, amores, felicidade e tristezas nas doses exatas que construiram toda a carga de evolucao que carrego hoje. 
Saudade de Pitt... Da experiencia, vivencia. De onde me encontrei comigo mesma da forma mais pura, mais crua, mais dolorosa e mais deliciosa. Onde aprendi a desenvolver meu senso de organizacao (finalmente), a ter o criterio de analise mais apurado, decisao e iniciativa de uma forma que nunca tinha experimentado e provavelmente levaria anos luz para desenvolver aqui.Saudade do que deixei em Pitt. 
Senhores, amanha vou defender o direito de carregar o titulo de mestre. O que isso quer dizer? Isso vai me mudar, mudar meu mundo, de alguma forma? Talvez sim, academicamente falando, isso tenha muita importancia, o titulo. Mas definitivamente me interessa e me comove muito mais o que vivi nesses dois anos, o que aprendi, as pessoas que encontrei pra me ajudar, estimular e instigar. Se eu me emocionar, nao vai ser por ter terminado, vai ser por ter vivido.Podem tentar tirar tudo de mim um dia, mas a ciencia, a investigacao, a duvida, a evolucao, que essas (que sao uma coisa soh) vivam comigo ate o fim dos meus dias. Amem.

Um comentário:

Bruna M. disse...

Parabéns Florzinha!
=D